Comissão do Senado debateu cultivo para consumo próprio

November 5, 2017

 

Aos poucos, a discussão sobre uma nova legislação para lidar com a planta no Brasil vai ganhando espaço na pauta política. Nessa semana, no dia 26 de outubro, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, realizou uma audiência pública para tratar a descriminalização do cultivo para uso próprio. O encontro ocorreu por iniciativa do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), atendendo sugestão legislativa protocolada por um cidadão através do portal E-cidadania.

 

Entre os ativistas que estiveram representando os ativistas brasileiros, estava Cidinha Carvalho, da Associação de Cannabis Medicinal (Cultive), e a primeira a mãe a conquistar na Justiça o direito de cultivar cannabis para tratamento de sua filha, que sofre da Síndrome de Dravet. Ela defendeu o acesso às demais famílias que não têm condições de exportar os medicamentos fabricados no exterior e também querem cultivar. Já o pedagogo e coordenador da Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas), Max Maciel, defendeu o cultivo e a descriminalização como forma de solucionar diversos problemas sociais no país que são resultados da proibição, como o tráfico e a lotação do sistema prisional.

 

Depois de muito debate, ficou claro que os senadores são simpáticos à ideia de facilitar o acesso medicinal à planta, porém adotam um posicionamento retrógrado quando o assunto é seu uso recreativo, não percebendo os avanços nos países que já regularizaram  e estão colhendo resultados positivos economicamente, socialmente, e também medicinalmente. Na enquete sobre a proposta, o sim pela descriminalização está vencendo com quase 125 mil votos, contra 13 mil.

 

 

 

Guilherme Darros

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita

fumaça e brisadas.

 

 

 

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr