Jazz, cannabis e a sociologia do desvio de Howard Becker

December 11, 2017

 

 

A maconha foi, e ainda é muito utilizada para estimular a criatividade de músicos, artistas, escritores, e tantos outros profissionais que já buscaram inspiração na planta. No Jazz, que é conhecido justamente pro seus improvisos, e genialidade de seus músicos não foi diferente, e a cannabis teve uma forte influência sobre o movimento, e foi inclusive estudado pelo sociólogo Howard Becker em seu livro Outsiders.

 

Mais do que um sociólogo fazendo estudos em campo, Becker também era jazzista amador, e utilizou um pouco do seu próprio universo para pesquisar sobre o uso da cannabis pelos músicos de jazz de Chicago, acompanhando eles nos bastidores antes e depois dos shows, conversando, e registrando tudo em meio a alguns baseados. Os músicos se abriam sobre suas vidas pessoais, relacionamentos, jazz, criatividade, e claro sobre o uso da cannabis, que era o foco de Becker que desenvolveu a teoria da “Sociologia do Desvio”, que para ele seria a união de pessoas em um determinado grupo social, no caso usuários de cannabis, que enfrentam o “problema” em comum de serem “desviantes” perante o restante da sociedade, que não faz uso da cannabis.

 

Lançado em 1973, o Outsiders se tornou uma importante obra da sociologia contemporânea, por trazer um novo olhar sobre as pessoas que até então eram taxadas como diferentes por determinados hábitos, além de ser muito interessante ler na íntegra os relatos dos jazzistas, e a relação deles com a planta.

 

 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisadas.

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr