A Cannabis poderia ser utilizada para o tratamento do Glaucoma?

January 3, 2018

 

O glaucoma é uma condição crônica que ocorre quando o nervo óptico que liga o olho ao cérebro é danificado devido à alta pressão ocular. Os sintomas podem incluir perda de visão, náuseas e dor nos olhos. A doença é a segunda principal causa de cegueira no mundo. Não existe uma cura conhecida para o glaucoma, mas o medicamento ou a cirurgia podem ajudar a controlar seus sintomas. Estudos sugerem que a Cannabis pode realmente combater o glaucoma e aliviar a intensa pressão dos olhos.

 

O glaucoma leva à perda de visão devido à morte seletiva de células ganglionares da retina, neurônios próximos à superfície interna da retina. Mas um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology descobriu que o THC e CBD, os dois principais componentes da Cannabis, possuem propriedades antioxidantes que podem ajudar a prevenir a morte neuronal, eliminando toxinas como o ácido glutâmico. De acordo com o mesmo estudo, os canabinóides também podem aumentar o fluxo sanguíneo ocular. O estudo descobriu que 2- arachidonoilglicerol, um canabinóide endógeno, reduz a ação da endotelina-1, uma proteína que restringe os vasos sanguíneos e contribui para o desenvolvimento do glaucoma. Esta evidência sugere que a Cannabis pode ter propriedades benéficas no tratamento do glaucoma causado por doença vascular.

 

 

 

A PIO (pressão intra-ocular) é um dos principais fatores que contribuem para o glaucoma, e precisa ser rigorosamente gerenciada para evitar perda de visão permanente. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que os canabinóides reduzem a PIO em cerca de 25% em 60 a 65% dos pacientes. Os efeitos da Cannabis inalada duram apenas 3 a 4 horas, de modo que os canabinóides orais e tópicos podem mostrar uma melhor promessa. A capacidade da Cannabis para reduzir a PIO provém, na verdade, da capacidade do THC de reduzir a pressão arterial. Os pacientes com glaucoma acumulam um fluido no olho. Uma diminuição da pressão sanguínea permite que este fluido seja drenado, resultando em PIO mais baixa.

 

 

 

Julio de Almeida

 

Químico em formação, curioso e estudante de Cannabis.

Apaixonado pela gama de benefícios que a planta possui.

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr