Em meio à intervenção militar, legalização pode amenizar violência

February 21, 2018

 

A notícia da semana é a intervenção política-militar no Rio de Janeiro decretada pelo impopular presidente Michel Temer (MDB). A decisão de colocar o exército especialmente nas favelas da cidade, retirando o poder da polícia, tomada por milícias, mostra, entre muitas outras coisas, que a segurança pública tanto na cidade maravilhosa, quanto no país está entrando em colapso, e a legalização da maconha poderia no mínimo colaborar para amenizar a situação.

 

Não é novidade, mas recentemente, o governo uruguaio comemorou uma redução de 18% nos crimes relacionados ao tráfico de drogas desde que regulou esse mercado, trazendo para si a responsabilidade de orientar, prevenir, controlar, e vender a maconha para os seus cidadãos consumidores. Nos Estados Unidos, os dados também demonstram uma redução desses crimes, principalmente nos estados localizados na fronteira com o México, país produtor.

 

 

 

Descriminalizar, regular ou legalizar a maconha iria solucionar o problema da violência no Brasil? Certamente não. Esse é um tema complexo, que irá levar anos para se resolver, especialmente se continuarmos insistindo nas mesmas políticas fracassadas. Nosso país precisa de educação e cultura desde cedo, mas reduzir a superlotação de presídios acabando com o encarceramento de pequenos traficantes de maconha, poderia fazer com que as forças de segurança focassem seus problemas em outras drogas, o que não acho correto, mas também em outros crimes. Que esse momento tenso, que envolve muita política também, sirva para que os políticos também reavaliem nossos métodos.  

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisadas.

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr