O vanguardismo de Portugal para lidar com as drogas

April 10, 2018

 

Quando nem o Uruguai começava a discutir a regulação da cannabis e a venda nas farmácias, e os estados americanos ainda contavam com rígidas legislações sobre o tema, Portugal se mostrava pioneiro ao lidar com a questão da maconha, e também outras drogas já em 2001, quando o país descriminalizou o porte de todas as substancias, ou seja, o assunto deixou de ser criminal, para se tornar social e de saúde pública.

 

O modelo dos nossos colonizadores é focado na redução de danos, atraindo o usuário flagrado com pequenas substâncias para próximo do Estado, através do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), que é formada por advogados, médicos, e agentes sociais. São comissões deste instituto que avaliam o caso em questão, dialogam com os consumidores sobre a sua relação com a substância, frequência de uso, entre outras questões que englobam o tema visando encontrar soluções para a redução do uso, e de danos, e aplicando sanções que variam de acordo com o caso, mas que passam longe de punições severas.  

 

Com esse modelo em prática no país, o consumo de drogas diminuiu, assim como o número de presos nos presídios, que está cada vez menor, com a polícia focando somente no tráfico, e com uma diminuição de contaminações por usuários de heroína. São anos de uma política pública acertada liderada pelo médico João Goulão e que agora Portugal colhe os resultados, antes de outros países que discutem o tema há menos tempo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisadas.

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr