As famosas fake news colaboraram para o início da guerra às drogas

April 19, 2018

 

 

Em tempos de redes sociais muito se discute sobre as famosas fake news e seus efeitos neste momento em que praticamente toda a população está conectada e tendo acesso à informação, inclusive falsa. Mas quando o assunto é maconha as fake news não são nenhuma novidade, e colaboraram para tornar a planta “diabólica” perante a população quando a luta era para criminaliza-la, no inicio da guerra às drogas.

 

Quando Harry Anslinger, então responsável pelo Departamento de Drogas dos Estados Unidos, na época da proibição do álcool com a Lei Seca inclusive, decidiu abrir guerra contra a maconha após seu fracasso no combate à primeira substância, ele foi até a mídia para divulgar notícias nada verdadeiras sobre a planta, mas que acabaram sendo vistas pela própria imprensa da época como uma maneira de "assustar" os jovens sobre seus efeitos, e por isso não se importaram tanto em publicar diversas fake news, como uma citada no livro do Denis Burgiermann "O fim da guerra". No caso, um jornal noticiou que uma menina se jogou do quinto andar de um prédio após algumas tragadas, além de outros casos preconceituosos em que a maconha era associada aos negros, e a casos de violência. 

 

Foi com essas fake news que Anslinger conseguiu horrorizar a sociedade, e aprovar a proibição da maconha no final dos anos 30, além do seu departamento que comandou até os anos 60, receber ainda mais orçamento para a guerra. Isso mostra o quanto essas notícias falsas podem alterar nosso futuro, e comprometer de forma significativa uma sociedade, inclusive na questão da maconha.

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisadas.

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr