O Dia Nacional do Reggae e a relação do estilo com a cannabis

May 11, 2018

 

Quem nunca foi questionado se gostava de reggae ao dizer que fumava um?! Ou foi intimado a botar um quando estava só ouvindo um reggae?! Não adianta, a cannabis e o estilo musical jamaicano caminham lado a lado, o que agrada muitos e desagrada outros tantos, mas que é um fato inegável, e uma relação que não vem de agora, afinal de contas, o reggae surgiu nos anos 60 e hoje ele tem até um dia para chamar de seu: o Dia Nacional do Reggae, comemorado justamente nesse 11 de maio.

 

O ritmo repetitivo, envolvente, suave, que dá uma verdadeira brisa nasceu na Jamaica, nas periferias, com letras que traziam diversas críticas sociais em um momento em que o país estava praticamente em uma guerra civil, além de outras que abordavam a espiritualidade com os ensinamentos da religião rastafári, que é o que mais influencia na relação entre o reggae e maconha, já que os músicos costumam ser adeptos da religião que compreende a maconha, como uma erva sagrada, utilizada como fim espiritual e não recreativo, e por conta disso seu uso sempre foi normal dentro do estilo. 

 

 

Embora fosse natural para os músicos e rastafáris o uso da planta, quando o reggae finalmente “estourou” nas rádios do mundo todo, com Bob Marley e os The Wailers, e seus dreadlocks, canções, e entrevistas falando abertamente sobre o uso da maconha começaram a aparecer na TV, o reggae e a maconha passaram a ser praticamente sinônimos perante a mídia e o público em geral, quase igual seda e piteira, de tão próximos, mesmo que seja um ritmo apreciado por pessoas que não fazem uso da maconha, e também seja tocado por músicos que não são rastafáris. Só que convenhamos, é raro encontrar um fã de reggae que não gosta da planta.

 

E não é para menos, pois é a união perfeita já que o reggae prega a paz e o amor, que é tudo o que a cannabis traz. Então, nada melhor do que comemorar o Dia Nacional do Reggae queimando aquele verdinho embalado pela marola de um bom reggae roots.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisadas.

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr