Maconha, ditadura e democracia

May 14, 2018

 

2018 é ano eleitoral e já tem um texto aqui no blog da Ultra420 falando sobre a necessidade de elegermos uma verdadeira bancada verde para o Congresso Nacional, escolhendo candidatos que estejam dispostos a defender a legalização da maconha, ou pelo menos mudanças na legislação sobre o tema.  Mais do que isso, notícias recentes nos trazem a obrigação de relembrarmos a história da relação nada boa entre cannabis e ditadura.

 

Essa semana foi confirmada através da CIA, informação de que o general Ernesto Geisel, que foi um dos presidentes do Brasil no período de regime militar, autorizou a execução de adversários políticos, o que não parece ser nenhuma novidade, não fosse o seu governo ter sido considerado um dos mais pacíficos da ditadura, o que mostra o quão nebuloso foi esse capítulo da nossa história, pois mais do que perseguir “subversivos” políticos, os militares perseguiam também maconheiros.

 

Em um texto para o Hypeness, o fundador da Ultra420, a primeira headshop do Brasil, Alexandre Perroud, contou que os consumidores eram tratados como marginais e vagabundos, e não podiam expressar suas opiniões sobre a planta, além de viverem com medo, pois um baseado podia levar à prisão com penas duríssimas, ou outros castigos que só a ditadura é capaz de proporcionar, podendo ser até mesmo o “sumiço” eterno.

 

Defender e eleger políticos saudosistas que apoiam a volta desse regime seria não só retroceder o país, mas também todo o debate que existe hoje sobre a cannabis e que só avançou graças à resistência da geração que soltou fumaça durante a ditadura, mesmo com todos os riscos que corria. O nosso papel em uma democracia que permite avanços como as marchas da maconha, é não deixar que esse passo para trás seja dado, pois maconha só combina com liberdade, e democracia.

 

Confira o texto do Alexandre Perroud sobre ser maconheiro na ditadura: http://www.hypeness.com.br/2016/09/como-era-ser-maconheiro-na-epoca-da-ditadura/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisadas.

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr