O tráfico em meio a legalização

August 15, 2018

 

O que leva alguém a comprar maconha de um “traficante” em um país ou estado em que se pode adquirir a planta em um dispensário, farmácia, ou clube de cultivo? Bom, por incrível que pareça isso ainda acontece tanto nos Estados Unidos, na Califórnia, por exemplo, mas também no Uruguai, embora com motivos diferentes mas com os mesmos “culpados”: os governos responsáveis pela regularização.

 

O caso do Uruguai tem a ver com a potência de THC da cannabis disponibilizada aos consumidores e produzida de forma estatal. É que o teor da substância até aumentou, e hoje chega a 9% segundo consta na própria embalagem, um valor bem maior se comparado ao do primeiro estoque, que não passava de 5%, porém ainda bem abaixo dos níveis de THC encontrados muitas vezes em cultivos caseiros, que acabam se beneficiando desse fato para negociar suas flores mais fortes, inclusive para turistas, que não podem adquirir legalmente. 

 

 Já na Califórnia, o “mercado negro” sempre se fez muito presente, pois o estado em si já possui uma cultura de cultivo e consumo histórica, mas o que algumas autoridades não esperavam é que esse mercado iria continuar prosperando por lá, mas por um motivo diferente do Uruguai: o preço da cannabis nos dispensários, que por conta dos impostos estaria mais alta do que no próprio tráfico, levando os políticos a discutirem medidas para diminuir a taxação e a burocracia estatal para que a legalizada volte a competir. 

 

Isso só mostra o quanto uma regulação do consumo da planta deve ser pensada levando em conta todas essas variáveis se a intenção for realmente enfraquecer o tráfico de drogas, e a importância de se ouvir os consumidores, e também quem pretende empreender no meio para que uma mudança realmente faça efeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisadas

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr