O dinheiro da cannabis: onde os estados americanos estão investindo os impostos

December 28, 2018

 





Enquanto no Brasil só se fala em crise, e os escândalos de corrupção não param de ser notícia na mídia ao mesmo tempo em que não cessam os tiroteios por conta da guerra às drogas, nos Estados Unidos a cannabis regularizada está dando dinheiro para os cofres públicos através de impostos arrecadados. Isso vem permitindo que os estados façam investimentos em diferentes áreas, o que convenhamos seria bem importante por aqui ao invés de somente se gastar com a proibição. 

 

Em solo americano, cada estado tem sua própria legislação sobre o tema, porém todos taxam a cannabis como qualquer outro produto, igual ao tabaco e o álcool, por exemplo. Recentemente, o site Marijuana Break apurou como cada um dos estados gastou esse dinheiro proveniente da planta, e que não é pouco.


 


•    Califórnia
 

Em dos estados mais liberais e com uma forte cultura canábica, a maconha gerou U$ 34 milhões de dólares somente no primeiro trimestre deste ano, e a expectativa é fechar 2018 com até U$ 1 bilhão de receitas fiscais provenientes da planta. E uma parte deste recurso deve inclusive voltar para estudos relacionados à ela, pois o governo da Califórnia prevê que pelo menos 10 milhões sejam voltados para esse fim em uma universidade pública local. 

 

A receita também deve servir para o auxilio às comunidades afetadas pela guerra às drogas ao longo do tempo, especialmente etnias negras e latinas que vivem no estado, assim como investimento em patrulhas rodoviárias para autuar condutores que estejam sob efeitos de cannabis.



 

•    Colorado
 

O Colorado foi um dos primeiros estados a colher os frutos da regulação tanto do uso medicinal, quanto do recreativo de cannabis e viu aumentar consideravelmente sua receita ao longo destes anos com impostos cobrados. Afinal, há uma taxa de 15% cobrada na venda da planta dos cultivadores para os varejistas, que são donos de dispensários, e posteriormente mais um imposto de 15% sobre as vendas que no fim é pago pelo consumidor. 

Com isso, o estado garante que reservou mais de 40 milhões de dólares para financiar escolas, especialmente programas educativos fora do horário de aula para manter os jovens ocupados. Imagina todo esse dinheiro investido em educação por aqui...




 

•    Washington 
 

A capital federal dos Estados Unidos tem a maior taxação sobre a cannabis do país: nada mais, nada menos do que 37% de taxas cobradas na planta vendida para uso recreativo, um percentual diferente do medicinal justamente para não incentivar o consumo. Toda essa receita deve ser investida assim como a Califórnia, em estudos e pesquisas sobre os danos e benefícios da maconha, além de programas sociais e de saúde para atender e prevenir o uso de substâncias.





 

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr