Conheça uma cidade no Uruguai na mira de investimentos canábicos

January 16, 2019

 




Uma cidadezinha que parece ter parado no tempo. Repleta de casas antigas, ruas cinematográficas e um clima boêmio, Juan Lacaze, no distrito de Colônia do Sacramento é uma cidade no Uruguai na mira de investimentos canábicos por conta de sua localização estratégica: às margens do Rio da Prata, a apenas 1 hora de barco de Buenos Aires e a 177 km de Montevidéu.
 

A tendência é que os 50 km por água que afastam Colônia da capital da Argentina, onde a cannabis ainda não está regularizada, e o belo terminal portuário local onde milhares de argentinos e uruguaios já cruzam diariamente entre os dois países devem ficar ainda mais movimentados nos próximos anos. Pelo menos se depender dos projetos previstos para se instalar na cidade em breve, Juan Lacaze e  Colônia como um todo não só vão ver melhorias nas suas economias como podem se transformar a  “meca” da planta em solo uruguaio recebendo não só turistas argentinos, mas também mais investidores e profissionais do mundo todo. 

 



Projeto de Centro de Estudos de Cânhamo e Cannabis na cidade



Durante a Expocannabis 2018 que rolou em dezembro no Uruguai, um stand apresentava o projeto do CECCUY (Centro de Estudos de Cânhamo e Cannais do Uruguai) que deve ser sediado em Juan Lacaze, em Colônia, e que será um campus universitário com cursos sobre a planta. O objetivo é que até 2020 a estrutura com hotel, restaurante, sala de conferências e de jogos, entre outras comodidades para os estudantes estejam em pleno funcionamento. E claro, o objetivo não é só receber o público do Uruguai.


Segundo Geronimo Caro, um dos sócios do CECCUY, as aulas que irão ensinar tudo sobre cânhamo, desde o uso para bioconstrução até biocombustível e papel, e também sobre cannabis medicinal, estarão disponíveis em inglês, português e espanhol para receber o público estrangeiro. Além disso, a expectativa é fazer um intercâmbio com alguma universidade do Canadá.


 

 



Empresa de derivados de cannabis também se instalará em Colônia



Também em dezembro de 2018, a empresa de origem canadense Cannapur obteve todas as autorizações do Instituto de Regulación y Control del Cannabis  (IRCCA) para dar início às suas instalações em Juan Lacaze, onde também deve ficar o CECCUY na mesma Colônia do Sacramento no Uruguai. Se trata de um investimento de cerca de 50 milhões de dólares em um prédio de 15 hectares que segundo estimativas pode empregar mais de 600 pessoas até 2023.


A Cannapur, que tem Marco Algorta como um dos fundadores e representantes no país vizinho irá produzir produtos derivados de cannabis para abastecer os Estados Unidos e o Canadá, mas principalmente óleo medicinal para o Brasil, onde cada vez mais pacientes estão sendo autorizados a fazer uso de remédios à base de CBD.

 

 

 








 

 

 

Guilherme Darros

 

Jornalista, e produtor de conteúdo canábico.

Lutando pela legalização em meio à muita fumaça e brisada

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Ultra420: novo site, cores, e produtos

March 25, 2019

3 motivos para substituir o plástico por cânhamo

March 20, 2019

Ultra420: criando, inovando e informando há 25 anos!

March 18, 2019

1/17
Please reload

Recent Posts:
  • facebook
  • Instagram
  • TV Ultra420
  • Twitter
  • Radio Ultra420
  • pinterest
  • Flickr